A Ciência da Motricidade Humana 

Concepção orientadora da EducaMotriz

“É impossível isolar a pessoa (e afinal todo o ser vivo) do seu ecossistema, o indivíduo da sociedade e da natureza, o sujeito do objecto. E, no sujeito, o físico dos demais elementos que o compõem.”



A Ciência da Motricidade Humana é uma base epistemológica fundamentada principalmente pelo Prof. Dr. Manoel Sergio, na qual a partir do paradigma da complexidade humana busca compreender o ser humano, o movimento e as relações estabelecidas pela cultura.

Na prática pedagógica isso implica no reconhecimento do potencial do nosso aluno, transformando e resinificando o movimento de forma consciente e com base no protagonismo. Valorizando durante do o processo de intervenção o Ser Humano em movimento, sendo aquele que sonha, que tem emoções, sentimentos, aspirações e inspirações e que a partir da força motriz se estabelece no mundo.

Portanto, o “Educa” é relacional a Educação e a Educação Física e o “Motriz” é a base epistemológica da Motricidade Humana dentro de cada intervenção, por isso, a EducaMotriz tem como ideal desenvolver pessoas a partir de uma educação do movimento consciente e transformadora, essas que serão as protagonistas e modeladoras do mundo.

Neste ideal, vislumbramos trabalhar com outras perspectivas da CMH sendo a Ecomotricidade, a Ludomotricidade, a Psicomotricidade e outras áreas correlacionadas a este olhar e fundamentação para construção do homem em movimento.



Referências:


SÉRGIO, D. Manuel. O desporto e a motricidade humana. Revista Española de Educación Física y Deportes, n. 387, p. 41, 2009.
PEREIRA, Ana Maria. A ciência da motricidade humana e as suas possibilidades metodológicas. Filosofia e Educação, v. 2, n. 2, p. 376-392, 2010.
SÉRGIO, Manuel. Motricidade Humana-qual o futuro?. Motricidade, v. 1, n. 4, p. 271-283, 2005.
RODRIGUES, Cae; JUNIOR, Luiz Gonçalves. Ecomotricidade: sinergia entre educação ambiental, motricidade humana e pedagogia dialógica. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, p. 987-995, 2009.